Você sabe qual a diferença entre resumo e resenha?
- Ateliê Pedagógico da Fessora
- 4 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado.
Neste sentido, o resumo trará os principais aspectos de outro texto, enquanto a resenha irá analisar, descrever e enumerar pontos relevantes do conteúdo em questão, podendo ser descritiva, opinativa ou científica.

O resumo é a apresentação dos principais aspectos de um texto original. Assim, tem o objetivo de simplificar os pontos mais importantes do documento para que o leitor entenda o essencial do texto de origem de forma sucinta. Logo, será possível compreender o conteúdo da fonte sem demandar muito tempo. O resumo não é baseado apenas em documentos escritos, para além de livros e artigos, também para filmes, peças teatrais, entre outros.
Em algumas ocasiões, a palavra sinopse é utilizada como sinônimo de resumo.
Estrutura do resumo
De maneira geral, o resumo precisa ter título, nome do autor e o texto apresentando as ideias principais do conteúdo de origem. O texto deve ser organizado de acordo com uma construção lógica e cronológica.
Diferentemente da resenha, o resumo não pode conter a opinião do escritor, sendo que apenas a opinião do autor do texto original pode ser refletida, sem citações do documento de origem. Cada um dos assuntos tratados no resumo deve estar inserido em parágrafos. O texto deve ser criado de forma concisa, com frases afirmativas.
No mundo acadêmico, podemos citar dois tipos de resumo: simples e expandido. O primeiro é um texto curto, contendo entre 300 e 500 palavras. O segundo pode ter entre 4 e 5 páginas, dependendo do tratamento dado ao documento original.
Fonte: MACHADO, Emerson. Resumo e resenha. Disponível em: https://www.diferenca.com/resumo-e-resenha/. Acesso em: 04 de nov. 2020
Comments